3 Fatos Curiosos sobre Pelé, o Rei do Futebol

Descubra 3 fatos curiosos sobre Pelé, o rei do futebol. Conheça detalhes fascinantes da vida deste ícone do esporte que marcaram a história do futebol mundial.

CURIOSIDADES

José Antônio Calixto

2/12/20251 min read

a man pelé world cup 1970 chapion is holding a man's hand while he is holding a flag
a man pelé world cup 1970 chapion is holding a man's hand while he is holding a flag

Edson Arantes do Nascimento, ou melhor, o Pelé, é considerado o maior jogador da história do futebol, personalidade mundial do esporte e popularmente chamado de Rei do Futebol.

1. Antes de ser Pelé

Nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940, porém os quatro anos de idade, ele e sua família se mudaram para Bauru, em São Paulo. Sempre foi fã de futebol e desde cedo começou a fazer parte dos times de garotos que jogavam nas ruas de Bauru. Ele gostava de atuar no gol, inspirado no goleiro José Lino da Conceição Faustino, o Bilé, amigo de time de seu pai.

Como Edson não conseguia pronunciar o nome Bilé corretamente, durante os jogos com os amigos, ele falava algo semelhante com “Seguuura, Pilééé!”, quando fazia suas defesas. O fato fez com que os amigos passassem a chamá-lo de Pelé. Ele não gostou disso, e foi aí que o apelido pegou entre os amigos.

2. Rei dos cartões vermelhos?

Ser o melhor jogador de todos os tempos não impedia Pelé de colecionar cartões vermelhos. Ele foi expulso em treze partidas com a camisa do Santos. Um número considerado alto para um atleta de ataque.

Muitos diziam que por conta da marcação forte dos zagueiros ele vez ou outra tirava uma casquinha em divididas, mas amigos de infância contam que como goleiro ele era bom zagueiro.

3. Gol 1000

Pelé foi primeiro jogador da história a realizar o feito, quando tinha 29 anos de idade. A famosa marca do milésimo gol aconteceu em 19 de novembro de 1969, em partida do Santos contra o Vasco, no Maracanã. Pelé fez, de pênalti, o tão famoso gol em cima do goleiro Andrada. Muitos jogadores até hoje correm atrás dessa considerável marca do milésimo gol, o mais lembrado no momento é Cristiano Ronaldo e sua sina do gol 1000.